Plano Diretor

O Plano Diretor é a lei que determina como o município vai se desenvolver e se expandir. É esse plano que vai direcionar o futuro da cidade que queremos, para que ela seja cada vez melhor.

A importância de se planejar a cidade

A cidade é o espaço compartilhado por todos e, quando bem planejada, garante que todos tenham acesso aos seus benefícios e oportunidades. Por isso, é fundamental construir esse planejamento com a participação de todos os cidadãos. 

Eixos Temáticos

Fases da revisão

  • Fase I – Pactuação da Metodologia e Mobilização: Ambientação entre as equipes, alinhamento da metodologia, cronograma, levantamento de informações e mobilização da comunidade. 
  • Fase II – Análise Temática Integrada: Levantamento de dados e consultas públicas para compreensão do município e elaboração do Diagnóstico Técnico e Diagnóstico Comunitário. 
  • Fase III – Diretrizes e Propostas: Definição das estratégias que conduzirão a revisão do Plano Diretor. 
  • Fase IV – Plano de Ação e Investimento e Institucionalização: Elaboração das Minutas de Lei e do Plano de Ação e Investimentos, com a identificação das ações necessárias para alcançar os objetivos do Plano Diretor. 
  • Fase V – Sumário Executivo e Capacitação: Visa garantir a viabilidade e o conhecimento público das propostas do Plano Diretor e consiste na elaboração do Volume Síntese, da cartilha com as principais propostas e na capacitação da Equipe Técnica Municipal. 

Cronograma

Temas e conceitos norteadores