Reuniões Técnicas aprofundam debates acerca do Plano Diretor

O processo de revisão do Plano Diretor de João Pessoa avança com reuniões envolvendo diferentes instituições

O desenvolvimento do Plano Diretor Municipal de João Pessoa (PDMJP) está sendo marcado por uma extensa agenda de discussões com diferentes entidades e com a comunidade.

Durante a última semana de setembro ocorreram cinco Reuniões Técnicas Setoriais, organizadas pelo Núcleo de Estudos e Análise Urbana (NEAU/SEPLAN), junto da Secretaria de Participação Popular (SEPP) e da consultoria terceirizada Consórcio João Pessoa Sustentável. Os eventos virtuais reuniram especialistas que discutiram inúmeros assuntos pertinentes à revisão do Plano.

Na segunda-feira (27), reuniram-se representantes do Sindicato da Indústria da Construção Civil de João Pessoa (Sinduscon), do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis (Creci-PB) e da Academia Paraibana de Engenharia (Apenge).

Nessa ocasião a conversa abordou temas como o interesse imobiliário no litoral, tendências de expansão urbana, polo turístico, preservação do patrimônio histórico, ocupações irregulares, sistema de esgotamento sanitário, entre outros.

Na terça-feira (28), estavam presentes representantes da Associação Paraibana de Deficientes (ASPADEF/JPPB); Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE/JPPB); Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (FUNAD/JPPB); Instituto dos Cegos Adalgisa Cunha da Paraíba (ICPAC/JPPB); e Associação Atlética das Pessoas com Deficiência da Paraíba (AAPD/JPPB).

Foram abordadas questões sobre a mobilidade urbana e a acessibilidade para o segmento das pessoas com deficiência. A inclusão e a promoção da autonomia e segurança também foram destacadas.

Na quarta-feira (29), a reunião contou com representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN); do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (IPHAEP); da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (SUDEMA); e da Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (SUPLAN).

Entre as contribuições, os participantes comentaram sobre a conservação das áreas verdes, o crescimento do interesse turístico e necessidade de conciliar a proteção ambiental com o desenvolvimento da cidade. Também foram levantadas questões como a recuperação dos rios e regularização das regiões de preservação.

Na quinta-feira (30), reuniram-se representantes do segmento da Educação Superior (UFPB/ UNIESP/ UNINASSAU/ UNIPÊ). Foram tratados temas como a preservação ambiental, tratamento de esgoto, conforto térmico, tipologia construtiva, adensamento da cidade, legislações urbanísticas, e a metodologia do processo de revisão do Plano.

Na sexta-feira (01), reuniram-se representantes do Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Paraíba (CAU-PB) e arquitetos urbanistas com atuação em João Pessoa para conversar sobre o processo, as próximas fases da revisão do PDMJP e de parâmetros construtivos a serem analisados durante esse processo.

Os encontros foram facilitados pelo Coordenador Geral Executivo do Plano, Gustavo Taniguchi, e pelo Gerente de Projetos, Douglas Christofari Viero. Também estavam presentes o arquiteto urbanista Juliano Geraldi, o jornalista Matheus Rocha Carneiro e a representante local Rita Xavier, todos do Consórcio João Pessoa Sustentável.

Todas as contribuições serão levadas em consideração para a revisão do Plano, que busca melhorar a cidade de João Pessoa em todos os aspectos. Atualmente, o processo está na segunda fase, de diagnóstico, e em seguida virão as fases de propostas e institucionalização.

Todas as informações sobre a revisão do Plano Diretor de João Pessoa podem ser acessadas no site www.pdjp.com.br. Também é possível participar enviando sua contribuição na aba “Participe”, ou para o e-mail contato@pdjp.com.br.